Oftalmologia Veterinária

A Oftalmologia Veterinária é uma especialidade muito requisitada na clínica de pequenos animais, sobretudo com a popularização das raças de cães e gatos braquicefálicos (Shih Tzu, Lhasa Apso, Persa), que possuem “olhos salientes” e mais predispostos a algumas doenças. Além disso, os olhos podem apresentar alterações decorrentes de doenças sistémicas, o que muitas vezes auxilia o médico veterinário no diagnóstico.

A maioria das doenças oculares evolui lenta e silenciosamente e muitos proprietários só descobrem isso quando o seu animal fica cego por problemas corriqueiros como glaucoma, cataratas, descolamento ou degenerescência da retina, etc. e começam a bater a cabeça nas paredes ou nos móveis da casa.

As estruturas intra-oculares estão interligadas umas com as outras e um problema que inicialmente pode acometer apenas um segmento do olho, se não for tratado rapidamente pode desencadear outros problemas concomitantemente. Por exemplo, um paciente com olho seco se não diagnosticado precocemente pode desenvolver lesões na córnea, da mesma forma que uma uveíte ((inflamação de qualquer parte da úvea) pode desencadear um aumento na pressão intra-ocular (glaucoma).

Existem uma infinidade de afecções oculares congénitas que se não tratadas logo após o nascimento podem causar problemas durante toda a vida do paciente,como qualquer outra doença, as oftalmopatias podem ocorrer em qualquer época da vida.