Reprodução e Obstetricia

Antes do parto
Fonte: Pharmacotécnica

Cuidados com a cadela gestante:

A gravidez na cadela tem normalmente uma duração de 63 dias desde o dia da ovulação (57-63 dias após cobrição).
Esta fase da vida da cadela exige alguns cuidados especiais.

A nutrição correta é muito importante. Durante a gestação, utilize uma alimentação balanceada e de alta qualidade. Não administre ao animal suplementos vitamínicos ou minerais, sem consultar o médico veterinário pois podem causar desequilíbrios nutricionais. Nas primeiras seis semanas de gestação alimente a cadela com a quantidade que ela está habituada, aumentando gradualmente durante as últimas três semanas, pois as necessidades calóricas aumentam nessa altura.
Durante as últimas três semanas, ofereça a ração em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, porque o útero da cadela aumenta de tamanho no final da gestação, reduzindo a capacidade do estômago.


Para acolher os recém nascidos escolha com cuidado uma área segura, isolada e silenciosa, providencie uma caixa, de fácil limpeza, para que a cadela tenha os filhotes. Forre a caixa com um tapete ou cobertor fornecendo aos filhotes melhores condições para amamentação e movimentação.

Durante o parto

O primeiro estágio de trabalho de parto dura de duas a doze horas. A cadela mostra sinais de “aninhar”, excitação, arquejar, tremores e perda de apetite.

O segundo estágio inicia-se com fortes contrações e com a saída de um líquido aquoso através da vagina. À medida que cada filhote nasce, a cadela retira a pequena membrana que o envolve. Os filhotes poderão sufocar se esta membrana não for retirada das suas narinas logo após o parto. O intervalo normal entre o nascimento dos filhotes é de 30 a 60 minutos, porém períodos de descanso são normais, principalmente se a cadela estiver a dar à luz a uma ninhada grande.

Entre em contato com os nossos serviços se as contrações durarem mais do que uma hora, se os períodos de descanso mais do que quatro horas ou se não nascer nenhum filhote uma hora e meia após a saída do líquido aquoso.

Durante o terceiro estágio do trabalho, a cadela expulsa a placenta, comendo-a em seguida e mastiga o cordão umbilical dos filhotes.

Após o parto

Examine as glândulas mamárias da cadela todos os dias. Estas glândulas fornecem colostro e leite para os filhotes, se estiverem firmes e doloridas podem indicar mastite, inflamação da glândula mamária. Se o problema for observado nos primeiros dias, a sua resolução será facilitada.

Quanto aos filhotes, deverão ser examinados nas clínicas VET, logo após o nascimento. Os filhotes ingerirem o colostro nas primeiras 24 horase ganharam peso diariamente, porém é normal uma pequena diminuição de peso no primeiro ou segundo dia após o nascimento. A perda de peso ou ausência de ganho de peso podem representar sérios problemas, se isto acontecer contatos-nos imediatamente.

Os filhotes não regulam a própria temperatura corporal, por isso deve mante-los aquecidos nas duas primeiras semanas de vida. Devem ficar com a mãe durante as primeiras seis a oito semanas, ela irá alimentá-los, mantê-los aquecidos, estimulá-los para urinar e defecar e ensiná-los a interagir com o meio.


Ciclo Reprodutivo em Gatas

As Gatas são animais poliéstricos estacionais, isto significa que seu o cio depende da época do ano.

A gata é ovuladora induzida (só ovula quando é coberta). Nos humanos e nos cães, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, liberta um ou mais óvulos. Nas gatas o óvulo só é libertado depois da fêmea ser coberta. Se após a gata ter sido coberta o cio persistir é porque não houve fecundação e a fêmea não está grávida.
Nalgumas fêmeas basta ser coberta uma vez para ter ovulação, noutras não.

A gestação nas gatas dura entre 60 e 63 dias.

Na fase inicial da gestação nem sempre é fácil confirmar se está ou não está grávida. Se se verificar a ausência de cios é um sinal de que poderá estar grávida. A partir dos 15 dias de gestação os fetos já são detectáveis por ecografia que pode ser feita nas nas Clínicas VET.

Na consulta de acompanhamento será aconcelhado relativamente a vitamínas , caso seja necessário , ou a ração mais adequada à fase da sua gatinha. O mercado oferece toda a especificidade para um resultado otmizado.