AS NOSSAS CLINICAS TÊM AO SEU DISPOR

Anestesia
A monitorização anestésica consiste na vigilância contínua dos animais sob o efeito de anestesia. A hipotensão, a hipoxia e a hipercapnia são algumas das condições que podem surgir enquanto o animal está sob o efeito de anestesia, mas os métodos de monitorização e os dispositivos de que dispomos atualmente permitem-nos a avaliação simultânea dos diversos sistemas orgânicos, garantindo intervenções mais seguras e eficazes.

Analgesia
O alívio da dor é fundamental tanto desde o ponto de vista fisiológico como do ponto de vista ético. A dor induz respostas de stress no seu amigo de 4 patas que por sua vez são responsáveis pela libertação de variadas substâncias na corrente sanguínea; estas substâncias levam a estados catabólicos do animal (anorexia), diminuição de processos de cicatrização e efeitos adversos cardiovasculares, respiratórios, hemostáticos e gastro-intestinais.

Análises Laboratoriais
Frequentemente, o clínico, depois de ter obtido a anamnese e recolhido toda a informação , seja por observação do estado geral, seja pelos exames especiais, não tem, ainda, um diagnóstico formado ou necessita confirmar as suas suspeitas, assim em conjunto com a hematologia e a urianálise, o perfil bioquímico compõe a informação de base para a maioria das investigações em ordem a obter um diagnóstico.
(Bioquimicas,Hematológicas, Parasitológicas e Urianálise)
cardiologia
A identificação e o correto diagnóstico de patologias cardíacas ou cardiovasculares baseia-se na história anterior do animal, exame físico e exame cardiovascular, incluindo a medição de pressões arteriais, bem como a realização de exames complementares de diagnóstico, como as análises sanguíneas, a radiografia, a ecocardiografia e o electrocardiograma.








Cirurgia
A área de cirurgia de pequenos animais é uma área muito vasta, possuindo diversos campos de trabalho. Esta área que está dividida de acordo com os diferentes tipos de intervenção praticada, tais como, ortopedia, traumatologia e cirurgia de tecidos moles. Um grande número dos procedimentos efetuados são de carácter preventivo ou paliativo electivo, quer para prevenção de gestações ou comportamentos indesejados, quer para diminuir a probabilidade de patologias oncológicas.





Aconselhamento sobre a escolha do seu animal de companhia
Escolher um animal de estimação é uma decisão importante e envolve bastante responsabilidade. Adotado ou comprado, não importa. Lembre-se do seu papel como protetor desse “melhor amigo” por muito tempo, inclusive durante férias e feriados prolongados. Divertidos, os animais de companhia tornam-se um membro da família e, por isso, é interessante escolher aquele que combine com o estilo de vida do dono e dinâmica da familia . Nas Clínicas VET tem toda a informação necessária de modo a fazer a melhor opção na decisão de "perfilhar" um cão ou um gato.

saiba mais - noticias
Comportamento Animal
A etologia estuda o comportamento animal e é uma das áreas em expansão em Medicina Veterinária.



saiba mais - noticias


Dermatologia
A pele pode estar afetada primariamente ou pode reflectir alguma afeção sistémica/interna e como tal o leque de diagnósticos diferenciais é vasto. Assim, o recurso a equipamentos, técnicas e meios complementares de diagnóstico, é muito frequente para a obtenção de diagnósticos definitivos.


Doenças parasitárias e infecciosas
A maioria destas patologias possui um grande impato ao nível da saúde animal e o seu combate faz-se maioritariamente através da profilaxia, educação da população e outros métodos de prevenção, como por exemplo, através de coleiras contra mosquitos, aplicação de pipetas de desparasitação externa e desparasitações internas.
Domicilios
O serviço de domicilio é efetuado sempre que o cliente o solicite, quer no aspecto clínico, para consultas, vacinas, recolhas para análises, recolha e entrega do paciente, quer na entrega de rações e medicamentos


Ecografia
O diagnóstico por imagem é de fundamental importância na clínica de pequenos animais. Através dele é possível auxiliar o clínico na determinação de diversas patologias, tratamentos e prognósticos.


Endoscopia
É um exame que tem como objetivo explorar órgãos internos e obter amostras de tecidos, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica




Endocrinologia
Esta área é responsável pelo estudo das hormonas e principais órgãos endócrinos. A endocrinologia é uma área bastante complexa da Medicina Veterinária, em que muitas das afeções pertencentes a esta mesma área são sub- diagnosticadas, já que o sistema endócrino participa na regulação de distintos sistemas orgânicos, fazendo com que muitas vezes, estes distúrbios mimetizem outras patologias.





Esterelização
A esterelização é um processo que permite tornar as fêmeas e os machos assexuais evitando assim a proliferação de crias em excesso, as lutas entre machos e o controlo da natalidade e as misturas de raças. A esterelização nas cadelas deverá ser efetuada antes do primeiro cio a fim de evitar o aparecimento de tumores mamários. Numa primeira fase o cio poderá ser evitado com recurso a progesténios via injetável ( efeito mais residual) ou em comprimidos. Aconselha-se, contudo a esterelização total como meio mais eficaz.


Gastroenterologia
Tendo em conta que por vezes os sinais clínicos associados a esta área são de fácil perceção por parte do proprietário e, que muitas vezes constituem um quadro agudo ou com sinais sistémicos, esta especialidade revela-se frequentemente uma das áreas com maior expressão no mundo da veterinária. Esta área recorre maioritariamente a exames complementares como o raio-X, ecografia e endoscopia para que se possa atingir um diagnóstico definitivo.



Geriatria
Da mesma forma que o homem cada vez mais tem aumentado a sua longevidade, nos cães e gatos, este fenómeno também acontece. Atualmente os animais de companhia vivem mais e temos que estar atentos a uma série de detalhes. Nas clinicas VET estamos aptos a abordar a geriatria nos nossos pacientes, com o máximo cuidado e atenção.





saiba mais - noticias
radiologia
A radiografia é um método de diagnóstico complementar rápido e não invasivo. Permite avaliar a maioria das estruturas corporais, desde o abdómen ao tórax até às estruturas musculo-esqueléticas, sendo possível desta forma, detectar e determinar a extensão de possíveis lesões. Assim, a radiologia é essencial no diagnóstico de lesões osteoarticulares, respiratórias, gastrointestinais e de coluna vertebral. Com o resultado do exame radiológico, o clínico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia.
Medicina Preventiva
Os proprietários procuram cada vez mais uma vida de qualidade e de bem-estar para o seu animal de estimação, buscando uma eficiência a nível da prevenção. A medicina preventiva consiste na realização de procedimentos, que permitem a prevenção de doenças, primordial tanto na saúde animal como na saúde pública.






saiba mais - noticias
músculo-esqueléticas
Esta área de especialidade médica inclui patologias ósseas, articulares, assim como patologias musculares. No diagnóstico destas patologias, além da anamnese e exame clínico rigoroso, é importante o recurso a radiografias, de forma a confirmar a localização específica e precisa das lesões músculo-esqueléticas.



Nefrologia e Urologia
As patologias do aparelho urinário apresentam desafios bastante complexos ao médico veterinário, exigindo muitas vezes o acesso e a utilização a meios de diagnóstico complementares como a urianálise, análises bioquímicas, ecografia e radiografia, assim como de diversos procedimentos médicos, como a algaliação e a administração de fluidoterapia.


Neurologia
O diagnóstico de patologias neurológicas requer uma anamnese e exame físico cuidadosos, acompanhado de um exame neurológico rigoroso. Nesta área o recurso a exames complementares de diagnóstico, como a simples radiografia e radiografia de contraste (mielografias), as análises bioquímicas séricas, recolha e análise do líquido cefalorraquidiano, TAC e ressonância magnética (RM), são essenciais para obter um diagnóstico definitivo.
Ondontologia
A doença periodontal (tártaro) constituiu uma das patologias mais observadas em Medicina Veterinária. O combate a esta afeção começa na sensibilização dos proprietários na prevenção e higiene oral. A formação e retenção de placas de tártaro nos dentes, provoca cáries e lesões de estomatites infeciosas que podem ser muito graves além das dificuldades na mastigação implicando dores e muito mau hálito (halitose). Não perca tempo e inicie a prevenção ou procure a nossa equipa para realizar uma destartarizaçao ao seu amigo.
Oftalmologia
As afeções oculares são normalmente diagnosticadas com base no exame direto do olho, oftalmoscopia , assim como através da realização de exames de diagnóstico complementares como, por exemplo os testes de schirmer e da fluoresceína.





saiba mais - noticias
Otorrinolaringologia
Esta área estuda os diversos tipos de afeções que envolvem os ouvidos, região nasal, laringe e faringe. O exame com otóscopio, as citologias de conteúdo auditivo, o raio-X e o recurso à endoscopia revelam grande utilidade para determinar os agentes causais e instituir uma terapêutica adequada





Pediatria (neonatologia)
Aqui informamos os proprietários de animais bébés quais os cuidados a ter, de forma a se evitarem doenças por vezes fatais. As primeiras semanas de vida dos nossos animais representam a mais dura etapa da vida deles. São muito imaturos, precisam de algum tempo para adquirir meios de defesa e podem não aguentar as condições adversas do novo meio ambiente.




Pneumologia
O diagnóstico de afeções respiratórias tem muitas vezes como base uma boa auscultação da cavidade torácica, associada a técnicas imagiológicas como o raio-X. É necessário ter sempre presente que este sistema está intimamente correlacionado com o sistema cardiovascular e, os pulmões constituem o sítio de metastização mais frequente.




Reprodução/Obstetricia
A espera do filhote é um momento de muita felicidade para toda a família, porém deve-se lembrar que existem cuidados especiais para a mãe e para os filhotes durante todo o período desde o início da gestação da cadela, até os primeiros dias pós-parto. Nas Clínicas Veterinárias VET tem à sua disposição toda a informação e o acompanhamento necessários para que o processo, natural ou induzido, da gravidez e do parto sejam um sucesso.

saiba mais - noticias
Programa de vacinação
As vacinas e desparasitações são algumas das ações preventivas que devem ser realizadas; deverá também ser sempre realizado um check-up anual do animal através do exame completo de estado geral e análises clínicas.


saiba mais - noticias
passaporte
A identificação electrónica através da colocação de um micro-chip em canídeos constitui uma obrigação legal desde 1 de Julho de 2008. As emissões de passaporte por sua vez, são parte integrante da medicina preventiva, já que constituem a base da prevenção de sanidade mundial e, luta, controle e erradicação de várias afeções.
Toxicologia
Pelo facto de vivermos num ambiente cada vez mais contaminado por xenobióticos, os casos clínicos de intoxicação ocorrem com alguma regularidade. Em determinados casos, a análise toxicológica é indispensável para proceder a terapêutica posterior.